Coisas de Natal – 3

Coelho bota ovo?
Pinheiro tem frutos ou flores?
Um velhinho e gordinho conseguiria atravessar o mundo, carregando nas costas um saco pesado, cheio de presentes?
Se criança boazinha tem de dormir cedo, por que no Natal só ganha presente a meia noite?
Datas tradicionais como a Páscoa, o Natal, têm muitas simbologias difíceis de explicar, mas para cada uma delas existe uma história muito curiosa.
Sobre a árvore de Natal com muitos enfeites, existem várias explicações. O bom é que a gente pode escolher a que mais gosta para ser a sua verdade…. Vamos a elas.
Na era medieval, dizem que as igrejas montavam árvores com enfeites de bolas que pareciam frutos, para contar aos fiéis a história de Adão e Eva. Nessa época ela era a Árvore do Paraíso.
Dezembro na Europa é muito frio, com neve na maioria do território. As árvores, de uma maneira geral ficam secas, sem folhas e não produzem nenhum tipo de flores ou frutos. O pinheiro é uma das poucas árvores resistentes, que se mantém verde e viçosa durante todo o rigoroso inverno europeu.
É por isso que na Letônia – um país da Europa – desde 1510, um pinheiro enfeitado é colocado na praça central das cidades para a comemoração do Ano Novo, simbolizando a esperança e a força para vencer os desafios. Os frutos colocados nela indicavam prosperidade para o ano todo e as luzes simbolizavam caminhos claros e abertos para todos.
Outros contam que a tradição teve início na Alemanha, em 1530 e a história é linda! Contam que Martinho Lutero, andando pela floresta no rigoroso inverno de sua cidade, deparou-se com uma cena linda: Pinheiros cobertos de neve e, ainda assim, altos, verdes e viçosos. O céu, cheio de estrelas, iluminava a noite, mostrando-lhe o caminho para a casa.
Chegando em casa, reproduziu a cena da floresta usando galhos e algodão para fazer a árvore e velas para representar a luz das estrelas. Contou aos filhos que se emocionou com a cena porque sentiu ali a presença de Jesus, da sua proteção, luz e força. A história de Lutero repercutiu em toda a Alemanha e as casas cristãs começaram a montar suas árvores tal como Lutero fez.
Quer seja a representação do pecado original, com Adão e Eva, dando início à reprodução dos homens; na esperança de um ano novo cheio de luz e frutos ou na emoção de Martinho Lutero na floresta gelada da Alemanha, a verdade é que todas as histórias trazem em si a representação da Árvore como símbolo de amor, esperança e fé nos dias que virão.
A minha árvore já está montada e você, já montou a sua árvore de natal? Tenho certeza que agora você tem mais inspiração para fazê-la linda…. Mãos à obra!
No próximo post vou contar as histórias sobre a tradição de distribuir presentes no Natal.